Ferver água no micro-ondas é extremamente perigoso!

Olá pessoas! O título do post está meio exagerado, mas nesse post vou dar meu testemunho de quando fui tentar essa proeza pela primeira vez…

Dia desses estávamos em algum dos poucos momentos zen nada pra fazer aqui no estúdio. Estava chegando a hora do almoço, e como ainda era início de mês, estávamos com o bolso arrombado depois de pagar as contas e tributos obrigatórios. Mas a fome estava presente, igual aquele capítulo do Pica-pau… rondando nossas cabeças…

Abri o armário da despensa e dei de cara com 2 Cup Noodles® salvadores. Mas havia uma pequena barreira: Ter que esquentar água no micro-ondas. Parece meio ridículo, mas, depois de uma rápida pesquisa, vi que as coisas não são tão fáceis assim.

No processo de aquecimento, os alimentos aquecem de dentro pra fora. Quando se ferve água, pode ocorrer o processo de superaquecimento, a parte interna pode ultrapassar os 100ºC (ponto de fervura) sem que haja evaporação. Ou seja, a água está fervendo, mas tá lá… paradinha… Qualquer balanço (ou até mesmo a introdução de uma colher) provoca a mudança brusca da água para o estado de vapor, podendo provocar sérias queimaduras (e uma possível explicação envergonhada para a mamãe).

Voltando à minha fome. Sou medroso pra caramba, mas a fome supera qualquer medo. Continuei pesquisando e descobri algumas formas “menos” perigosas de ferver a água, da qual passo o ensinamento milenar a vocês:

Primeiro ponto: O recipiente. Façam o grande favor de não usarem qualquer coisa. Usem potes de boa qualidade, ou até vidro mesmo, que não seja fechado. No meu caso, usei a jarra da cafeteira elétrica.

Segundo ponto: Coloquem alguma coisa não-metálica na água, de preferência madeira, pois ela ajuda a água a borbulhar. Eu usei um hashi (palito de comida japonesa).

Terceiro ponto: Pare o processo a cada curto intervalo de tempo (em torno de 30 segundos), mexendo um pouco a água. Logicamente o tempo total vai depender da quantidade de água que vocês estejam tentando aquecer.

Esse foi um post bem bobo… eu sei… mas acredito que nem todos sabiam que o simples fato de aquecer água poderia causar algum risco a saúde. Mas enfim, o importante é que eu, naquele dia, não sabia, aprendi, e ainda matei minha fome.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

P.S.: Se você gritar por 8 anos, 7 meses e 6 dias, ininterruptos, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café. É… acho que não vale muito a pena. Cadê o micro-ondas?

Anúncios

19 thoughts on “Ferver água no micro-ondas é extremamente perigoso!

  1. Bom… Cá estou eu no supermercado extra olhando o preço de uma sopa instantânea quando ao ler a forma de preparo diz: “Atenção: Jamais ferva a água no microondas”. Pesquisei pelo celular e me deparei com sua explicação! Foi realmente maravilhoso matar a curiosidade! Obrigada!!!

  2. Não é um post bobo, não! Na verdade bem útil! Aprendi isso nas aulas de física do cursinho… Mas não levei muito a sério, não. Até que um ano depois, cometi o ero de ferver água no microondas. Tive todo o rosto queimado, incluindo dentro do nariz. Fiquei us dias com dificuldade de alimentar e respirar, porque não conseguia abrir olhos e boca direito. Acabei não precisando de plástica e tenho pouquíssimas manchas, mas foram semanas de muita dor, com morfina, e meses sem radiação até de monitor!

    • Caramba Nathalia, então a situação é realmente alarmante! Muito obrigado pelo seu testemunho, e espero que hoje esteja tudo bem com você!

      Abraços e obrigado pelo feedback!

  3. Me salvou a vida este post… Quase ia fazendo a bobagem de ferver sem orientação a água no microondas para fazer o cup noodles. Valeu, rs.

  4. Curti! Sempre vejo nas embalagens, mas nunca soube o porquê desse alarde todo… Só queria comentar uma coisa… você usou a jarra da cafeteira pra esquentar a água no microondas! Segundo a minha tia, cientista pesquisadora da USP, plástico não pode ir no microondas!! Os polímeros são alterados e a gente ingere substâncias cancerígenas (ou algo do tipo). Isso deveria ser divulgado também!!

  5. Eu particularmente, achei muito interessante; pois eu ia fazer a bobagem de aquecer a água sem ver informações antes; e depois de suas dicas e os alertas do pessoal; resolvi tomar suco mesmo !! hahah ; mas, muito útil mesmo, Valeu !!

  6. hj esquentei água num pote de 2 l e o depois de 30 min aquecendo , o microondas do trabalho queimou. agora não vou querer pagar sozinho…vou pedir para fazermos uma vaquinha ….somos em quatro….estava esquentando tuod isso para jogar em volta de uma tampa de esgoto para higienizar um local que fica próximo da entrada da porta do gabinete do trabalho….rs ferrou

  7. O fato de ter outra substância na água interfere nesse fenômeno? No meu trabalho qndo fazemos café(no microondas) a água é fervida junto com açúcar e é possível ver ela borbulhando

  8. Meu amigo, você, achando que seu post é bobo, está muito enganado, pois ele salvou a minha vida hahahaha, consegui fazer meu cup noodles aquecendo agua que nem no vídeo acima pois não tenho fogão e consegui matar a minha fome, valeu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s