Significado das tatuagens orientais (parte 2)

Olá pessoas! Como foi o feriado papal? Espero que tudo tenha corrido bem. Continuando na levada do post anterior, onde falei um pouco sobre a tatuagem oriental e o significado dos dragões, carpas e tigres, dessa vez trago até vocês o significado de algumas flores orientais.

Diferente da nossa cultura aqui do ocidente, onde as flores possuem uma conotação mais feminina, é muito comum colocar flores numa arte oriental. Existem fechamentos masculinos somente com flores, e até os membros da famigerada Yakuza às utiliza. Explicarei um pouco do significado de algumas a seguir.

Crisântemo

A origem do crisântemo é datada em mais de 2500 anos atrás. Originária da China, ela faz parte das plantas nobres chinesas (junto com o bambu, a ameixeira e a orquídea). Foi levada ao Japão, mais tarde, pelos budistas, por sua semelhança com o Sol nascente, onde acabou se tornando o símbolo do Japão. Há uma lenda que diz que uma única pétala dessa flor, se colocada no fundo de uma taça de vinho, traz vida longa e saudável. Na Ásia, o crisântemo significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. Já no taoismo, ele é o símbolo da simplicidade e perfeição.

Sakura (Flor de Cerejeira)

A flor de cerejeira é o símbolo da beleza feminina, e também simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança. Os samurais também eram grandes apreciadores da sakura, tendo inclusive uma simbologia no Bushido (O Código do Samurai). O florescer de uma árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa, porém a flor enfraquece muito rápido e se espalha no vento. Na essência do Bushido, o verdadeiro samurai vive um aprendizado diário (“Viva o presente sem medo”), e carrega o lema: “Este é um bom dia para morrer”, e o sinônimo perfeito é a vida curta, porém extasiante da sakura. Em uma tatuagem, a sakura nos lembra que a vida é passageira e temos que apreciar o presente, pois isto pode ser nossos últimos momentos.

Flor de Lótus

A flor de lótus cresce na escuridão das águas lodosas em direção a superfície da água, e abre suas pétalas somente após ter se erguido além da superfície. No simbolismo budista, a água lodosa que acolhe a planta é associada ao apego e aos desejos carnais, e a flor imaculada que desabrocha sobre a água em busca da luz é a promessa de pureza e elevação espiritual. Isso transforma a lótus no símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro.

Peônia

A peônia, na China, é considerada a rainha das flores. Simboliza riqueza e honra, e, em sua forma bem desabrochada, com bastantes pétalas coloridas e muitas folhas verdes, é um presságio da boa sorte. A peônia também é entendida como uma influência positiva para o casal, pois, até com uma conotação sexual, a flor desabrocha quando tocada por uma gota de orvalho, tal como a relação sexual.

Existem ainda muitas outras flores, aqui eu me baseei muito em relação as mais usadas em tatuagens. Como eu disse lá no primeiro post, a cultura oriental é muito rica em simbologia. Aguardem que outros posts ainda virão.

Peço que comentem, curtam, tuítem, deixem suas opiniões, pois ela é muito importante para que eu possa sempre melhorar e compartilhar coisas bacanas com vocês. Um grande abraço e boa noite!

P.S.: Vocês sabiam que, se pegarmos todas as veias do nosso corpo, e esticássemos todas juntas em uma única linha, essa linha daria mais de duas voltas pelo planeta Terra pela Linha do Equador?

8 thoughts on “Significado das tatuagens orientais (parte 2)

  1. Tenho um samurai na perna com duas pêonias e uma gueixa com varias flores de cerejeira parabéns pelo post e se possivel na proxima vez no mostrar o significado das gueixas abraços!!!!!

Deixe um comentário